Como cuidar de escabiose, sarna

Como cuidar de escabiose, sarna em humanos? Quais sintomas da sarna e qual tratamento recomendado? Onde o ácaro da sarna vive e por quanto tempo ele sobrevive? Como descobrir infestação? A seguir explicaremos sobre a sarna, o que causa, se é contagiosa e outros detalhes importantes sobre seu tratamento.

Como cuidar de escabiose

A escabiose, sarna, é uma condição comum da pele causada por um ácaro, mais precisamente o Sarcoptes scabiei, um antrópode de oito patas que parasita os humanos e animas domésticos, tão pequeno que não tem como vê-lo na pele.

A pessoa pega sarna quando o ácaro se enterra na camada superior da pele para viver e se alimentar, além de colocar ovos. Quando a pele reage ao ácaro, causa erupção cutânea que causa coceira extrema.

Os sintomas da sarna são:

  • coceira intensa, especialmente durante a noite;
  • erupção cutânea parecida com espinha;
  • bolhas;
  • feridas causadas por arranhões.
Como cuidar de escabiose, sarna
Como cuidar de escabiose, sarna humana?

Também aparecem caminhos vermelhos, como linhas vermelhas que ficam um pouco inchadas, que são criadas pela fêmea do ácaro que escavam túnel abaixo da superfície da pele. Depois de criar a toca ela deposita 10 a 25 ovos dentro.

O médico irá diagnosticar o paciente verificando a sua pele, e para ter certeza da escabiose, ele deve remover uma parte da pele, mas não causa dor. O pedaço de pele será colocado no microscópio para visualizar o ácaro e os ovos.

Qual tratamento recomendado para cuidar de escabiose?

O tratamente da escabiose é feito com medicamentos tópicos e orais que só podem ser prescritos pelo médico. Normalmente pessoas que convivem com o paciente também precisam fazer o tratamento, mesmo que não apresentem sintomas, é a única maneira de prevenir que ocorra infestação do ácaro semanas depois.

A maioria das pessoas são curadas com medicamentos tópicos, que precisam ser passados da cabeça aos pés durante a noite. O remédio pode ser lavado no banho pela manhã. Poderá ser necessária a reaplicação do remédio uma semana depois.

Os remédios orais são usados para aliviar a coceira.

Como prevenir escabiose? É contagiosa?

A sarna humana é contagiosa, o ácaro pode passar de uma pessoa para outra. Portanto para prevenir é preciso evitar contato com pessoas e roupas contaminadas, inclusive toalhas e roupas de cama. O ácaro pode sobreviver por dois a três dias sem estar em algum humano! E ele sobrevive por um a dois meses na pele humana.

Além do tratamento com o médico também é preciso se livrar do ácaro causador da doença. Para isso lave todas as roupas e roupas de cama e banho na água quente e seque na secadora na temperatura mais alta. Os itens que não puderem ser levados precisam ser deixados longe de humanos por mais de 72 horas. Além disso passe aspirador de pó no quarto e carpete que o paciente teve contato e tenha cuidado ao passar.

Quem pode pegar escabiose?

Qualquer pessoa pode pegar, mas estes são os que têm maior risco:

  • adultos sexualmente ativos;
  • colegas de cela na prisão;
  • pessoas em instituições de tratamento;
  • quem vive em locais com muitas pessoas;
  • pessoas em instituições de cuidados de crianças.

A maioria das pessoas não pegam sarna apenas de um aperto de mão ou abraço. O contato de pele com pele precisa ser longo para o ácaro conseguir andar de uma pessoa para outra.

Pode pegar sarna dos animais?

Não, a sarna canina não é a mesma que a escabiose dos humanos, é um outro tipo de ácaro. O ácaro do animal pode até passar para sua pele, mas não irá causar escabiose pois ele não consegue se reproduzir na pele humana e acabam morrendo.