Como cuidar de Clivia miniata

Como cuidar de Clivia miniata dentro de casa? A Clivia é uma planta herbácea perene nativa da África do Sul que pode atingir 45 cm de altura. Ela é relativamente fácil de cultivar e é muito bonita para enfeitar o ambiente, devido às suas flores vermelhas alaranjadas em formato de trompete que ficam agrupadas como um buquê. A seguir explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e rega para cultivo da Clivia.

Como cuidar de Clivia miniata

A clivia prefere temperaturas médias entre 15°C e 24°C, mas ela tem um período de descanso durante o inverno no qual prefere temperaturas bem menores, abaixo de 10°C.

Ela é propagada por divisão ou por semente, sendo que na divisão o cultivo é mais simples e rápido (a divisão deve ser feita separando pedaços da raiz e somente após o período que florescer). Utilize solo com composto orgânico, terra e areia para garantir que fique bem drenado. É uma planta que não pode ficar encharcada senão apodrece a raiz!

Prefere ficar local bastante iluminado da casa mas que não tenha luz direta do sol! A luz direta pode prejudicar o crescimento do caule e matar as flores. Se notar que os caules estão pequenos, mova para um local com um pouco menos luz.

Como cuidar de Clivia miniata
Como cuidar de Clivia miniata

No verão a rega deve ser feita para que o solo fique úmido mas não encharcado, no inverno reduza a rega pois ela estará no período de descanso, não sendo necessário tanta água, permita que o solo fique quase seco.

Após as mortes das flores, os caules devem ser cortados o mais próximo possível da superfície do solo. Quando o restante do caule secar, deve ser removido. Deixe-a descansar durante o inverno em local com temperatura de 10°C, fresco e iluminado.

Quando os botões de flores aparecerem, coloque a planta em local mais quente, de 15 a 20°C. Mas deixe o solo secar até que os caules das flores tenham 15 cm de comprimento. Depois pode regar normalmente.

Problemas que podem ocorrer

Com o tempo as flores morrem e caem, deixando embriões que devem ser removidos com uma navalha, para não se desenvolverem. Se não forem removidos vão crescer e absorver quase toda energia da planta, isso vai fazer com que ela não floresça na primavera seguinte.

Se ela não estiver florescendo pode ser necessário usar algum fertilizante ou que você esteja regando demais a planta. Para ter certeza remova a planta do vaso e verifique se tem alguma parte da raiz podre ou morta, essa parte deve ser cortada e o composto do vaso deve ser trocado. Evite regar demais!

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a Clivia miniata tem os princípios tóxicos licorine e outros alcalóides que causam vômitos, salivação, diarréia, convulsões, queda de pressão, tremores e arritmia cardíaca. Portanto deixe a planta longe do seu animalzinho.

2 comentários em “Como cuidar de Clivia miniata”

    • Olá Ely
      Uma das razões da flor ficar em caule curto e escondida no meio das folhas, pode ser de período frio insuficiente durante o inverno. No inverno é recomendado que a planta seja mantida a 10°C e a rega deve ser feito quando a terra estiver realmente seca.

      Outras dicas:

    • A Clivia leva leva uns 3 a 5 anos para atingir o tamanho total e fica com 14 folhas. Se tiver menos de 14 folhas, ela pode estar pequena demais para as flores.
    • Também pode ser necessário trocar o vaso, se as raízes já estiverem muito confinadas.
    • Se ela estiver em local com muita luz solar, pode ser necessário mover para um local um pouco menos iluminado.
    • Talvez seja necessário utilizar um fertilizante de potássio.
    • Ou se você já dividiu a planta algumas vezes, ela pode estar chegando no final de sua vida.
    • Verifique de acordo com a sua planta.

Os comentários estão encerrado.