Como cuidar de Clivia miniata

Como cuidar de Clivia miniata dentro de casa? A Clivia é uma planta herbácea perene nativa da África do Sul que pode atingir 45 cm de altura. Ela é relativamente fácil de cultivar e é muito bonita para enfeitar o ambiente, devido às suas flores vermelhas alaranjadas em formato de trompete que ficam agrupadas como um buquê. A seguir explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e rega para cultivo da Clivia.

Como cuidar de Clivia miniata

A clivia prefere temperaturas médias entre 15°C e 24°C, mas ela tem um período de descanso durante o inverno no qual prefere temperaturas bem menores, abaixo de 10°C.

Ela é propagada por divisão ou por semente, sendo que na divisão o cultivo é mais simples e rápido (a divisão deve ser feita separando pedaços da raiz e somente após o período que florescer). Utilize solo com composto orgânico, terra e areia para garantir que fique bem drenado. É uma planta que não pode ficar encharcada senão apodrece a raiz!

Prefere ficar local bastante iluminado da casa mas que não tenha luz direta do sol.

Como cuidar de Clivia miniata
Como cuidar de Clivia miniata

No verão a rega deve ser feita para que o solo fique úmido mas não encharcado, no inverno reduza a rega pois ela estará no período de descanso, não sendo necessário tanta água, permita que o solo fique quase seco.

Problemas que podem ocorrer

Com o tempo as flores morrem e caem, deixando embriões que devem ser removidos com uma navalha, para não se desenvolverem. Se não forem removidos vão crescer e absorver quase toda energia da planta, isso vai fazer com que ela não floresça na primavera seguinte.

Se ela não estiver florescendo pode ser necessário usar algum fertilizante ou que você esteja regando demais a planta. Para ter certeza remova a planta do vaso e verifique se tem alguma parte da raiz podre ou morta, essa parte deve ser cortada e o composto do vaso deve ser trocado. Evite regar demais!

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a Clivia miniata tem os princípios tóxicos licorine e outros alcalóides que causam vômitos, salivação, diarréia, convulsões, queda de pressão, tremores e arritmia cardíaca. Portanto deixe a planta longe do seu animalzinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.