Como cuidar do cacto da primavera

Como cuidar do cacto da primavera? A Hatiora gaertneri ou Rhipsalidopsis gaertneri ou ainda Schlumbergera gaertneri, conhecida como cacto da primavera e flor de outubro vermelha no Brasil ou cacto da páscoa em inglês (easter cactus), é uma planta perene suculenta nativa do Paraná e Santa Catarina no Brasil. É fácil de cuidar, mas precisa de algumas condições especiais para florescer no ano seguinte. Neste post falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo do cacto da primavera. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar do cacto da primavera

Parecido com um arbusto, o cacto da primavera é uma planta epífia, cresce em troncos de árvores ou em rochas. Ela se forma a partir de um único caule, a partir dele crescem segmentos de folhas alongadas. Suas folhas são verde pálida e vão escurecendo conforme a planta envelhece. São achatadas e largas, não possuem espinhos em suas bordas e os segmentos possuem de 4 a 7 cm com 2,5 de largura. Crescem eretos mas vão arqueando com o tempo, devido ao peso.

Costumam florescer no final de abril e maio, flores no tom cor carmesim, um vermelho forte, brilhante e profundo. Essas flores têm 7,5 cm de diâmetro e estame amarelo no centro. Elas aparecem nas areolas nas extremidades dos segmentos maduros. Podem dar frutos oblongos vermelhos com sementes. Depois de florescer, ela precisa de repouso de um mês, diminuindo a rega neste tempo.

Prefere temperaturas entre 24 e 27°C e no inverno entre 7 e 18°C. Gosta de ficar na luz parcial ou meia sombra. Nunca com luz direta do sol!

Como cuidar do cacto da primavera, Hatiora gaertneri
Dicas para cuidar do cacto da primavera

Deve ser plantada em vasos ou jardineiras pendentes, para que os segmentos se arqueiem e caiam pelas laterais do vaso. Utilize mistura própria para epífias, um substrato leve e bem drenável. Pode ser utilizada a mesma mistura de orquídeas, mas adicionando areia ou pedra pome para ficar mais arejável.

Pode ser necessário o replantio quando achar que a planta está grande demais, para replantar remova apenas a terra solta em volta das raízes e coloque no novo vaso com nova mistura.

A cacto da primavera pode ser propagada por corte de segmento de 7 cm de comprimento. Remova o segmento torcendo em sua base para soltar. Depois deixe descansar em local fresco e sombreado por 48 horas. Plante no vaso uns quatro segmentos no vaso para ficar uma planta cheia. Vai enraizar dentro de três a quatro semanas.

Quantidade de água na rega

A rega deve ser feita para manter o solo úmido, mas nunca encharcado! Suas folhas armazenam água, lembre-se que ela é uma suculenta. Nunca deixe água acumulada no prato embaixo do vaso, isso irá apodrecer a raiz. Prefere um período de seca do que a rega em excesso.

O uso de Fertilizante 10x10x10 diluído à metade da sua força pode ser feito duas em duas semanas. Não utilize fertilizante no mês de repouso, senão ela morre.

Gosta de ambiente úmido para sobreviver. Em seu habitat natural costuma ficar embaixo da copa da árvore ou escondida em rochas úmidas. Portanto utilize borrifador para jogar água nas folhas diariamente.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de cacto de primavera

Flor não apareceu no ano seguinte pode ser culpa de rega em excesso no período de repouso após a florasção ou uso de fertilizante.

Evite tocar na planta quando ela começar a desenvolver flores, suas flores caem facilmente.

Flores pequenas no ano seguinte pode ser culpa de deixar dar fruto. Para isso não acontecer, remova todas as flores murchas.

Segmentos quebrando sem motivo específico, pode ser rega em excesso. Você pode replantar esses segmentos no vaso para propagar.

Segmentos caindo em direção ao vaso e ficando amarelos, pode ser pouca água. Aumente a rega aos poucos para corrigir e a planta voltar ao normal.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a cacto da primavera não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos.

1 comentário em “Como cuidar do cacto da primavera”

Os comentários estão encerrado.