Como cuidar de obesidade em cachorros

Como cuidar de obesidade em cachorros? Quando o cãozinho está acima do peso ele pode ter vários problemas de saúde como artrite, diabete, pressão alta, câncer, doenças da pele e queda na expectativa de vida. Veja agora como ajudar seu cachorro a perder peso e evitar estes problemas.

Como cuidar de obesidade em cachorros

Verificar as calorias

Converse com o veterinário para saber a quantidade exata de calorias que seu amigo pode comer por dia. Não pode dar a quantidade recomendada no pacote pois como ele está acima do peso, terá que comer menos do que o recomendado. As medidas no rótulo são para cães ativos.

Abaixo a quantidade recomendada de acordo com o porte do cão:

  • Porte Miniatura I (até 3kg): média de 7% do peso ideal
  • Porte Miniatura II (de 3 a 5kg): 5 a 6% do peso ideal
  • Porte Pequeno (de 5 a 10kg): 4 a 5% do peso ideal
  • Porte Médio (de 10 a 22kg): 4 a 5% do peso ideal
  • Porte Grande (de 22 a 40kg): 3,5 a 4,5% do peso ideal
  • Porte Gigante (40kg +) : 3,5 a 4% do peso ideal

Você então vai multiplicar o peso do cachorro vezes a porcentagem de acordo com o porte. Por exemplo, um cachorro de pequeno porte com 6Kg tem que multiplicar por 4 a 5% do peso ideal. Então ficaria:

6000 (6kg) x 4% = 240 g de comida por dia

Você deve dividir este valor em duas refeições ou mais. Atenção! Se o cachorro estiver acima do peso, provavelmente o veterinário vai recomendar menos comida que a conta acima.

Quem preferir pode modificar a refeição do cão para vegetais e legumes ao invés de ração, é só conversar com o veterinário que ele irá indicar a quantidade exata destes alimentos. Sendo muito mais saudáveis para seu animalzinho. Frutas devem ser dadas com cuidado pois contém muito açúcar.

Quanto peso o cão deve perder por mês?

Geralmente o seguro é ele perde de 1 a 3% de peso corporal, alguns cachorros conseguem perder até 5% de peso em um mês. É preciso ter paciência, o veterinário costuma fazer planos de seis meses para os cachorros, pois é um processo demorado.

Como cuidar de obesidade em cachorros
Como cuidar de obesidade em cachorros

O plano de dieta é feito diminuindo gradativamente a quantidade de comida em um período de um a três meses, isto é feito para evitar que o cãozinho fique à procura de comida ou irritado. Mas não quer dizer que ele não vai ficar irritado, tem que estar preparado pois seu comportamento poderá mudar um pouco.

Quais exercícios o cachorro deve fazer?

O ideal é conversar com o veterinário para saber o tipo de exercício ideal para a raça do seu cão, pois a idade e gênero do cachorro vão influenciar. Também irá influenciar se ele tem algum problema de coração, pulmão, pressão alta etc.

No geral os cachorros precisam de exercícios fisico de 30 minutos por dia, pode ser caminhada, corrida, natação, pegar bola ou outro exercício de sua escolha. Na primeira semana pode ser 10 minutos mais intensos e 20 minutos mas devagar, na segunda aumente para 15 minutos intensos, na terceira semana 20 minutos intensos e assim por diante. Até o cãozinho se acostumar.

Quem não tiver como sair com o cachorro e tiver esteira em casa pode colocá-lo na esteira, mas é importante ficar o tempo todo ao seu lado, pois eles costumam cair e é perigoso. Por isso esta é a última opção, só para aqueles que não têm mesmo como andar com o animal.

Tem muito perigo a obesidade em cachorros?

Sim, infelizmente o excesso de gordura é um fator de risco para desenvolvimento de diabetes, artrites, pressão alta, doenças no rim e alguns tipos de câncer.

Portanto leve seu amigo ao veterinário para fazer o programa de dieta e exercícios correto, de acordo com sua raça, idade, gênero e outros problemas que ele possa ter. Não deixe para depois, pois o problema já estará afetando sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.