Como cuidar de cacto-rabo-de-rato

Como cuidar de cacto-rabo-de-rato em vaso? A Disocactus flagelliformis, também conhecida como cacto-rabo-de-rato ou Aporocactus flagelliformis, é uma suculenta perene epífita nativa do México. Neste post falaremos sobre o cultivo do cacto-rabo-de-rato, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de cacto-rabo-de-rato

A Disocactus flagelliformis possui caules em formato semelhante a vários rabos de rato (daí seu nome), que crescem eretos e depois ficam pendurados em volta do vaso. Por isso uma idéia é deixar o vaso pendurado. Esses caules crescem uns 30 cm de comprimento, e possuem espinhos na cor castanha. Na primavera podem aparecer flores tubulares rosas de 10 cm de largura em qualquer parte do caule.

Prefere temperaturas entre 10 e 24°C, mas não gosta de temperaturas muito frias, abaixo de 5°C. Dê preferência para deixar em local da casa que tenha bastante luz solar, mas não luz direta do sol. Gosta do calor, mas no verão é bom deixar em local com um pouco de sombra. Lembre-se que é uma planta epífita, ela nasce sobre outras plantas na floresta.

Coloque em vaso com furo no fundo que seja bem drenável. Dê preferência para mistura à base de turfa, que possui boa drenagem. Uma dica é utilizar misturas prontas, como por exemplo, o Mix de Plantio Orgânico (composto de turfa de sphagnum, turfa vegetal, perlita e bokashi).

Como cuidar de cacto-rabo-de-rato
Dicas para cuidar de cacto-rabo-de-rato

O replantio pode ser necessário a cada três anos, quando você notar que as raízes estão confinadas demais no vaso atual. Mude para um vaso de um número maior. Atenção!!! Utilize luvas de proteção, pois os espinhos poderão causar alergia e são difíceis de remover. Não esqueça de remover ramos descoloridos e velhos, cortando-os bem na base.

Sua propagação pode ser realizar por corte do caule, estacas de 15 cm de comprimento. Corte um pedaço, deixe o corte secar por uns 3 dias no ar em cima do jornal, e depois plante na mistura própria. Enterre a estaca uns 2 cm na mistura.

É uma suculenta que resiste à maioria das negligências, mas se não tiver os cuidados corretos, ela poderá não crescer ou dar flores.

Quantidade de água no cultivo da cacto-rabo-de-rato

A rega deve ser feita regularmente no verão, e reduzir muito no inverno. Sempre verifique com o dedo, notando que o solo secou, regue. Remova qualquer água que tenha ficado no prato no fundo, senão a raiz apodrece. No inverno o solo irá demorar a secar, preste atenção e não exagere na rega.

Gosta de umidade natural da maioria das cidades. Se onde você mora for muito quente e seco, e notar que o caule está murchando no verão, dê uma borrifada com água nos caules.

É tóxica para cães e gatos?

Não encontramos informações oficiais sobre a toxicidade desta suculenta, portanto evite deixar que seu companheiro coma! Principalmente por causa dos espinhos, que poderão penetrar na pele do cão ou do gato, e são difíceis de remover.