Como cuidar de begônia-negra

Como cuidar de begônia-negra? A Chrysothemis pulchella, mais conhecida como begônia-negra no Brasil e sinos-do-pôr-do-sol em inglês, é uma planta perene nativa de partes de América Central e norte da América do Sul. Apesar do nome, ela não é uma begônia verdadeira, pertence à família Gesneriaceae. Se você está pensando em cultivar a begônia-negra, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de begônia-negra

A begônia-negra possui caules grossos, suculentos e eretos, que aparecem direto da raiz. Ela cresce entre 10 a 40 cm de altura. Suas folhas opostas são grandes e coriáceas, e podem ter formato elíptico à oval, com margem dentada. Além disso, a superfície superior é verde-escura com tom acobreado, enquanto a parte inferior é roxa. Suas flores são bonitas, na cor amarela brilhante com listras vermelhas, e aparecem quase o ano inteiro. Elas são cercadas por brácteas vermelho-alaranjadas brilhantes, que parecem flores em formato de sino.

Como cuidar de begônia-negra, Chrysothemis pulchella
Dicas para cuidar de begônia-negra

É uma planta que não tolera a luz direta do sol quente, pois queima as bordas das folhas. Portanto, deixe em local com meia-sombra ou luz filtrada, fazendo isso ela irá adquirir a cor negra. Não pode ficar na sombra completa, pois ficará murcha e sem flores.

Deve ser colocada em vaso bem drenável, utilizando substrato leve rico em matéria orgânica, que também seja bem drenável. Não pode ficar encharcada, pois apodrece suas raízes tuberosas. Também gosta de bastante umidade.

É recomendado a aplicação de adubo a cada três ou quatro meses, para deixar a planta viçosa e promover o florescimento.

Ela não produz frutos nem sementes. Sua propagação deve ser feita por divisão das raízes tuberosas. A propagação por estacas é muito difícil e nem sempre pega, mesmo utilizando hormônio enraizador.

Quantidade de água na rega da begônia-negra

A rega deve ser moderada e regular, pois precisará ficar úmida, mas nunca encharcada! Uma vez que o excesso de água apodrece as raízes, e a seca deixará a planta murcha e flácida. Portanto, regue de maneira que o solo fique úmido.

No inverno ela entra em dormência perdendo as folhas, será preciso reduzir demais a rega, senão você irá matá-la.

É tóxica para cães e gatos?

Conforme especificado no site Hawaiian Ecosystems at Risk (HEAR), não há evidências de que a begônia-negra seja tóxica para cachorros e gatos. Mesmo assim, sempre fique atento quando seu companheiro comer, pois ele pode se engasgar.