Como cuidar do algodão-bravo

Como cuidar do algodão-bravo? A Ipomoea carnea, mais conhecida como algodão-bravo, algodão-do-pantanal, canudo-de-pita e outros nomes, é um arbusto perene nativa da América do Sul. Neste post falaremos um pouco sobre o cultivo da algodão-bravo, tipo de solo, quantidade de luz e água necessários. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dias para cuidar do algodão-bravo

O arbusto algodão-bravo pode atingir de um a quatro metro de altura. Possui caule esponjoso, ramificado, com folhas verdes em forma de coração a deltóide (forma de um “delta” ou um triângulo isóscele), que atingem de 15 a 23 cm de comprimento. Suas flores redondas bonitas possuem cor de rosa a branco que atingem de 3 a 7 cm de tamanho.

Gosta de ficar em local da casa que tenha sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Evite horários que o sol estiver muito quente. Suporta sombra parcial.

Deve ser plantada em vaso de 10 a 30 cm, mas quanto maior melhor. Utilize solo rico em matéria orgânica que seja bem drenado, pode utilizar mistura que contenha perlita ou vermiculita.

Como cuidar do algodão-bravo, Ipomoea carnea
Dicas para cuidar do algodão-bravo, Ipomoea carnea

A propagação pode ser feita por semente ou por estaquia, sendo que é mais fácil propagá-la pela estaquia.

A poda pode ser realizada para manter o formato desejado na planta e remover partes mortas. Ela também pode ser cultivada como trepadeira, colocando suporte para ela subir.

Quantidade de água na rega da algodão-bravo

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido, mas nunca encharcado. No inverno reduza a rega, pois o solo demora mais para secar. Nunca deixe prato com água no fundo, pois isso irá apodrecer as raízes.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, as plantas da espécie Ipomoea possuem o princípio tóxico alcalóides indólicos, que faz mal tanto para cachorro quanto para gatos. Se seu companheiro comer, poderá ter diarreia, anemia, vômito, insuficiência hepática, letargia, confusão, tremores, perda de apetite, pupilas dilatadas e alucinações. Portanto não deixe em local que ele possa pegar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.