Como cultivar cebolinha-francesa em vaso

Como cultivar cebolinha-francesa em vaso? A cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) também conhecida como cebolete, ciboulette, cebolinho e outros nomes, é uma espécie diferente da cebolinha que compramos com o cheiro-verde. Além disso tem um sabor mais delicado do que a cebolinha comum e é mais fina e menor. Ela pode ser cultivada facilmente em casa para usar na culinária, veja abaixo como.

Como cultivar cebolinha-francesa em vaso

A cebolinha-francesa é uma das ervas aromáticas mais fáceis de cuidar, podendo ser plantada a partir de sementes ou divisão de touceiras (rizomas). É uma erva perene, ela retorna ano após ano. Toda a planta é comestível, inclusive as flores.

Pode atingir de 30 a 45 cm de altura, se plantada a partir da semente deve ser colocada com uma distância de 15 cm entre elas, pois espalham cerca de 12 cm de diâmetro. As sementes levam uns 21 dias para germinar e a cebolinha poderá ser colhida após 4 meses. Pode ser transplantada quando estiver com 5 cm de altura. Quem quiser pode dividir os bulbos a cada três ou quatro anos.

Escolha um vaso bem drenado, utilize solo fértil rico em húmus com vermiculita e perlita. Evite o uso de fertilizante pois diminui o sabor da erva.

Quantidade de sol e água

É uma planta que deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra, se na sua casa não bate sol suficiente você irá precisar de luz ultravioleta. Deixe o vaso na janela que tenha o máximo de sol possível, pelo menos seis horas por dia.

Como cultivar cebolinha-francesa em vaso
Como cultivar cebolinha-francesa em vaso

Ela não gosta de ficar muito encharcada, pois apodrece a raiz, por isso o solo ter que ser bem drenado e ficar úmido. Regue apenas quando sentir que o solo estiver quase seco, verifique com o dedo, aí então regue completamente.

Colhendo a cebolinha-francesa

Colha a cebolinha quando estiver com, pelo menos, 15 cm.

Use tesourinha para cortar as folhas da cebolinha, sempre cortando dois centímetros acima do solo. Sempre comece colhendo as folhas da porção de fora da planta, nunca corte a planta toda de uma só vez. Mas se cortar ela poderá nascer novamente no ano seguinte.

Para colher a flor corte com a tesourinha na base do caule, bem embaixo da flor. Pode ser usada em saladas.

Curiosidades

É um planta que atrai abelhas.

Também pode ser cultivada usando cultivo hidropônico (na água).

A cebolinha-francesa é tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a cebolete é sim tóxica para cachorros e para gatos devido ao princípio dissulfeto de n-propil. Pode causar vômitos, quebra dos glóbulos vermelhos, sangue na urina, fraqueza, elevação dos batimentos cardíacos e respiração dificultada. Portanto deixe longe de locais que seus animais possam pegar.