Como cuidar de dracena-vermelha

Como cuidar de dracena-vermelha em vaso? A Cordyline terminalis, mais conhecida como dracena-vermelha ou coqueiro-de-vênus é uma planta perene nativa do sudeste da Ásia que se adapta bem ao cultivo dentro de casa. Neste post falaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivar a dracena-vermelha. Será que ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de dracena-vermelha

A dracena-vermelha faz sucesso devido à beleza da sua folhagem, que pode variar em largura e comprimento. Mas a maioria das folhas crescem até cerca de 1 metro de comprimento. As folhas saem do tronco principal em ramos numa nova roseta de folhas. Ela produz pequenas flores esbranquiçadas ou cor-de-rosa, mas no interior não costuma florescer. Mas o que importa são suas lindas folhas, portanto não vai fazer diferença ela florescer ou não.

A dracena-vermelha gosta de temperaturas entre 18 e 27°C, não gosta de corrente de ar frio! Você deve deixar em local com bastante luz indireta do sol, nunca luz direta pois queima suas folhas. Se não tiver luz suficiente a planta não irá crescer.

Ela precisa ficar em vaso bem drenado, com substrato que seja mistura de turfa com areia. Mistura com perlita não é muito recomendada, pois pode conter fluoreto e causar queimaduras na planta.

Como cuidar de dracena-vermelha
Dicas para cuidar de dracena-vermelha

Pode ser necessário fazer replantio depois de três a quatro anos, pra substituir a terra do vaso. É normal as folhas inferiores morrerem para encorajar o crescimento.

A propagação pode ser feita por corte do caule, não importa o tamanho da estaca. E a poda pode ser necessária quando cultivada dentro de casa, cortando o topo, para que não fique muito alta.

Ela gosta de bastante umidade, se necessário coloque o vaso dentro de tabuleiro com pedrinhas e um pouco de água, as pedrinhas não vão deixar o vaso ficar dentro da água. Isso irá aumentar a umidade da planta.

Quantidade de água para dracena-vermelha

Sempre regue quando a parte superior do solo ficar ligeiramente seca, sinta com o dedo. Quando notar que secou regue bem. Nunca deixe encharcada, pois apodrece sua raiz e ela morre.

No inverno reduza bem a rega, pois o solo demorará para secar.

No período de crescimento, durnte a primavera e outono, pode utilizar fertilizante diluído de 15 em 15 dias.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a dracena-vermelha contém o princípio tóxico saponinas que causam vômito (pode ser com sangue), depressão, anorexia, hipersalivação e pupilas dilatadas (em gatos). Portanto não deixe em local que seu companheiro poderá comer.