Como cuidar da fênix Phoenix roebelenii

Como cuidar da fênix dentro de casa? A Phoenix roebelenii, mais conhecida como fênix, palmeira-fênix ou tamareira-de-jardim, é uma planta perene nativa do sudeste da Ásia, principalmente Tailândia e Vietnã. É uma planta fácil de cuidar e não requer cuidados especiais. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo dessa palmeira. Será que ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar da fênix

As folhas da palmeira-fênix são compostas pinadas na cor verde escuro, parecem penas muito finas que se sobrepõem em arco. Seu tronco na cor marrom chama atenção pois pode crescer até 15 cm de diâmetro, por isso alguns a chamam de mini-palmeira. Dentro de casa ela pode crescer de 1,2 a 1,8 metro de altura, sendo necessário a poda de vez em quando, para manter o tamanho ideal.

É uma planta que prefere temperaturas entre 16 e 24°C, não gosta de clima muito frio, mas pode sobreviver a ele. Gosta de muita luz indireta do sol, até meia sombra. Nunca luz direta!

Coloque em vaso bem drenável com solo rico em matéria orgânica.

O replantio não costuma ser necessário, pois ela não gosta de ser removida do vaso. Modifique apenas quando notar que as raízes estão apertadas para o vaso, tomando muito cuidado para não perturbar a raiz, plante em um vaso ligeiramente maior. São plantas que ficam ligeiramente presas ao vaso, mas se o vaso já estiver muito apertado para ela, poderá prejudicar a planta.

Como cuidar da fênix Phoenix roebelenii
Dicas para cuidar da fênix Phoenix roebelenii

A poda dessa palmeira é muito simples, basta remover a folhagem envelhecida (amarelada) ou doente. Tenha cuidado pois ela possui espinhos na base das folhas. Brotos também poderão ser removidos, uma vez que ela não pode ser propagada por brotos, apenas por sementes.

É propagada por semente.

Quantidade de água na rega da palmeira-fênix

A rega deve ser frequente durante a primavera e verão, regue sempre que a parte superior do solo ficar ligeiramente seca (sinto com o dedo). Não regue demais pois o excesso pode matar a raiz e folhas.

Fertilizante diluído pode ser utilizado uma vez por mês durante a primavera.

A Phoenix roebelenii gosta de umidade, de local úmido. Se onde você mora for seco demais, ao regar borrife as folhas com água. Nunca deixe a planta em corrente de ar frio.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar da fênix

Se as folhas estiverem marrom, murchas, pode ser culpa do ar seco ou muito frio, mas lembre-se que as folhas inferiores ficam naturalmente marrom com o tempo e precisam ser removidas.

Se for só a ponta das folhas que estão marrom ou as folhas estiverem apodrecendo, pode ser excesso de água.

Folhas amareladas normalmente é falta de água, regue um pouquinho mais do que está fazendo.

Verifique de acordo com o seu problema.

É tóxica para cães e gatos?

Não, não há relatos desta planta ser tóxica para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, para não correr o risco de ficar engasgado.