Como cuidar de Lithops pseudotruncatella

Como cuidar de Lithops pseudotruncatella dentro de casa? A Lithops pseudotruncatella, suculenta do gênero Lithops, também conhecidas como pedras vivas devido à sua aparêcnia, é uma pequena suculenta nativa da África do Sul. É fácil de cuidar, pois se adapta à maioria das temperaturas. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Lithops pseudotruncatella. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de Lithops pseudotruncatella

A Lithops pseudotruncatella tem uma cor meio creme cinzenta e quase não possui caule. Costuma atingir apenas uns 2,5 cm de altura do solo (algumas atingem 10 cm). Sua folhagem tem formato de cone e cresce até cerca de 25 mm de altura e 30 mm de largura, que se divide em dois lóbulos. Sua flor aparece no verão e outono três anos após o plantio. É perfumada e parecida com uma margarida na cor branca, ela aparece na fissura entre os lóbulos.

Sobrevive na maioria das temperaturas, mas prefere temperaturas entre 18 e 24°C. Gosta de ficar no sol pleno, portanto você deve colocar em uma janela que pegue luz direta do sol o máximo possível, principalmente no inverno.

Deve ficar em vaso bem drenável com furo no fundo, usando solo arenoso, que drene bem. Pode usar mistura própria para cactos e suculentas. Se não tiver, utilize terra rica em matéria orgânica misturada com areia ou perlita.

O replantio não é necessário, ela pode ficar anos e anos no mesmo vaso. Dê preferência para vasos pequenos, deixando apenas uma planta por vaso. Se colocar várias juntas em vasos maiores pode deixar as flores feias.

A propagação pode ser feita dividindo o broto da planta mãe ou por semente. Sendo que por semente é considerado mais fácil no caso da Lithops pseudotruncatella.

Quantidade de água na rega, fertilizante e umidade

A rega deve ser feita regularmente sempre que o solo secar, portanto aguarde secar entre uma rega e outra. Normalmente no verão a rega de 15 em 15 dias pode ser suficiente. No inverno reduza muito a rega, dependendo do frio não será preciso nem mesmo regá-la. Preste atenção sempre na terra, pois ela prefere a falta de água do que o excesso.

Sobrevive na umidade normal da maioria das cidades, mas não gosta de ficar em local com corrente de ar fria.

Como cuidar de Lithops pseudotruncatella
Dicas para cuidar de Lithops pseudotruncatella

O fertilizante não é uma boa idéia pois pode enfraquecer os tecidos da planta. Portanto evite o uso.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar da Lithops pseudotruncatella

Se a planta começar a apodrecer pode ser culpa de estar regando de forma errada, principalmente no inverno. Reduza a rega e não deixe em local com corrente de ar frio.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Lithops não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas evite que seu companheiro fique comendo, pois ele poderá engasgar.