Como cuidar de anêmona-do-japão

Como cuidar de anêmona-do-japão? A Anemone hupehensis, mais conhecida como anêmona-do-japão, é uma planta bulbosa perene nativa da China e Japão. Está pensando em cultivar esta planta? A seguir trazemos algumas dicas sobre o cultivo da anêmona-do-japão, qual tipo de solo, quantidade de luz e água. É tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de anêmona-do-japão

A anêmona-do-japão pode crescer de 60 a 90 cm de altura e espalhar por 60 a 90 cm de largura. Suas folhas verde-escuras são grandes e dentadas, divididas em três lóbulos. Possui flores grandes de cinco pétalas, com 5 a 6 cm de diâmetro, que podem ser na cor branca, rosa ou carmin. Elas aparecem do verão ao outono e ficam sustentadas em hastes (pedúnculos) longas. Apesar de parecerem delicadas, precisam de poucos cuidados para sobreviver e podem viver por muitos anos, depois que estiverem estabelecidas.

Deve ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia, mas sobrevive em meia-sombra. Não aguenta o calor em excesso. Evite deixá-la em corrente de ar muito forte.

Plante em vaso bem drenado com solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Pode utilizar mix de plantio com turfa e perlita.

Como cuidar de anêmona-do-japão, Anemone hupehensis
Dicas para cuidar de anêmona-do-japão, Anemone hupehensis

A poda pode ser realizada após a floração, limpando as folhas, flores e caules mortos. Também pode dividir os aglomerados após alguns anos, pois se espalham bastante.

A propagação deve ser realizada por divisão de touceira ou enraizamento de estacas no outono ou primavera. Ela pode sentir um pouco e demorar a se estabelecer no novo local, mas normalmente consegue se restabelecer depois de um tempo.

Quantidade de água na rega da anêmona-do-japão

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo levemente úmido mas nunca encharcado. Para isso regue devagar, assim o solo absorve o máximo de água possível.

No inverno reduza muito a rega, pois o solo vai demorar a secar. Tenha cuidado com a quantidade de água utilizada.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar muitos detalhes sobre a toxicidade da anêmona-do-japão. Mas o que se sabe é que ela é moderamente tóxica, sua ingestão pode causar irritação na membrana mucosa, vômito e diarreia. Portanto evite que seu companheiro coma. Caso note que ele está passando mal, verifique se a planta foi comida e leve-o ao veterinário.