Como cuidar de antúrio-browni

Como cuidar de antúrio-browni? O Anthurium brownii, mais conhecido como antúrio-browni ou antúrio-marrom, é uma planta perene nativa da Costa Rica, Colômbia e outros países da América Central e América do Sul. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da antúrio-browni, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de antúrio-browni

A antúrio-browni pode atingir de 60 a 90 cm de altura. Possui folhas grandes e largas na cor verde brilhante com nervuras amarelas, em formato de coração alongado, que aparecem em pecíolos longos e eretos. Suas flores são longas e finas compostas por um longo espádice saliente coberto por minúsculas flores e espata, uma bráctea parecida com uma colha, que pende abaixo do espádice.

É uma ótima opção para purificação do ar, devido às suas folhas grandes, que têm uma ampla área de superfície (20 cm), permitindo que a planta absorva as impurezas do ar.

Prefere temperaturas entre 25 a 32ºC, gosta de ficar em meia sombra ou luz filtrada (luz brilhante e indireta do sol). A luz do sol direta nas folhas pode queimá-las, portanto tenha cuidado!

Plante em vaso bem drenável, com solo rico em matéria orgânica que possua boa drenagem. Dê preferência para mix de plantio leves, porosos, pode ser algum substrato com turfa, casca de pinheiro, carvão ou algo parecido.

Como cuidar de antúrio-browni, Anthurium brownii
Dicas para cuidar de antúrio-browni, Anthurium brownii

Não costuma necessitar de poda, mas ela ajuda a planta a crescer. Corte folhas murchas e secas, remova vegetação que ficar caída sob o caule e folhas. Além disso o replantio precisa ser realizado a cada dois ou três anos para promover o desenvolvimento.

A antúrio-browni não pode ser propagada pelas folhas, mas é possível fazer a propagação por estaquia do caule, divisão de touceira ou semeadura na primavera ou verão. Os cortes levarão meses para se tornarem adultos.

Não costuma necessitar de fertilizante, mas se achar necessário, aplique um pouco de fertilizante completo como o Osmocote 14-14-14, bokashi ou algo parecido. Evite colocar muita quantidade, pois o excesso queima as folhas deixando manchas marrom. Uma vez a cada quatro meses, costuma ser suficiente.

Quantidade de água na rega do antúrio-browni

A rega deve ser feita regularmente, sem regar em excesso. A antúrio-browni prefere o solo úmido mas não encharcado. Não deixe o solo secar completamente entre as regas. Verifique sempre enfiando o dedo na terra, notando que uns 5 cm do solo estão secos, regue para ficar úmido.

No inverno reduza bem a rega, pois o solo demora bastante a secar.

É importante ter muito cuidado, pois tanto o excesso quanto a seca em excesso, podem causar a morte da planta. A falta de água deixa a ponta das folhas amareladas.

Gosta de bastante umidade, preferindo locais com 80% de umidade ou superior. Se onde você mora for muito seco, borrife as folhas com água para aumentar a umidade. Em alguns casos é preciso aumentar a umidade utilizando o tabuleiro com pedrinhas e água, colocando o vaso por cima, sem tocar a água.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a Anthurium brownii possui cristais insolúveis de oxalato de cálcio em toda a planta. Ele pode causar irritação oral, dor e inchaço da boca, língua e lábios, além de salivação em excesso e dificuldade para engolir. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.