Como cuidar de acelga

Como cuidar de acelga? A Beta vulgaris cicla, mais conhecida como acelga, é uma hortaliça bienal. Não se sabe ao certo de onde ela surgiu, já era utilizada pelos romanos, egípcios e gregos, mas começou a ficar conhecida na França na Idade Média. Se você está pensando em cultivar acelga, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água. É tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de acelga

A acelga pode atingir 80cm de altura e se espalhar por até 40 cm de largura. Possui folhas verdes grandes ovais, grossas e enrugadas, em forma de roseta (crescem de uma coroa na base da planta). Suas nervuras são contrastantes, os talos longos e firmes. Pode ser na cor branca, vermelha, verde, laranja e outras.

Prefere temperaturas amenas entre 16°C e 18°C, mas suporta temperaturas até -5°C. Além disso suporta o calor, desde que receba bastante água. Gosta de ficar em sol pleno (seis ou mais horas de sol direto) ou meia sombra.

Deve ser colocada em vaso de, pelo menos, 30cm de profundidade com furos no fundo. Não utilize prato que acumule água embaixo. Escolha um solo que seja rico em matéria orgânica que seja bem drenado. Uma opção é usar mix de plantio que contenha turfa, perlita ou algo parecido. Suas raízes são rasas.

Como cuidar de acelga, Beta vulgaris cicla
Dicas para cuidar de acelga, Beta vulgaris cicla

Pode ser propagada por sementes, que precisam ser plantadas a uns 2,5cm de profundidade e distância de 20cm a 30cm entre elas. A germinação demora uns 12 dias. Regue para manter o solo úmido, nunca deixe o solo secar por completo, até que ela se adapte ao local.

Pode ser colhida após 50 dias a 60 dias, quando as folhas estão brilhosas retirando duas a três folhas da parte externa da planta. É importante colher regularmente, pois folhas velhas podem ficar duras. Além disso ao colher você estará encorajando a formação de novas folhas. Se você não quebrar a coroa, ela irá se preencher com mais folhas.

Quantidade de água na rega da acelga, umidade e fertilizante

A rega não deve ser exagerada, pois ela não suporta ficar encharcada. O solo deve ficar úmido. Verifique se a parte superior do solo estiver secando e regue.

Não necessita de umidade especial, desde que tenha uma boa circulação de ar no local.

As plantas jovens podem precisar de fertilizante fosfatado para encorajar o desenvolvimento da raiz. Escolha fertilizante como NPK, que contém fósforo. Se a planta não estiver desenvolvendo, poderá ser necessário uso de adubo na terra.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com sites na web, a acelga não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas suas folhas contêm grande quantidade de ácido oxálico, portanto é preciso ter cuidado com a quantidade ingerida. O excesso deste ácido atrapalha o organismo a absorver o cálcio, que pode se acumular nas vias urinárias, causando pedras nos rins.