Como cuidar da palmeira Arenga

Como cuidar da palmeira Arenga? A Arenga pinnata, mais conhecida como arenga, palmeira-do-açúcar (sugar palm), palmeira-da-malásia, é uma palmeira perene nativa da Malásia, como um dos nomes diz. Neste post trazemos algums dicas sobre o cultivo da palmeira-do-açúcar, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que pode causar intoxicação em cachorro ou gato?

Dicas para cuidar da palmeira Arenga

A arenga é uma árvore monóica (que apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo). Pode atingir 20 m de altura e seu tronco pode ter de 30 a 65 cm de diâmetro, com espinhos e fibras negras, que são base de folhas velhas. Possui uma coroa de folhas verde-escuras, grandes e pinadas, que podem alcançar 8,5 m de comprimento. Costuma produzir sua primeira flor com 10 ou 12 de idade, e as flores duram até 6 anos. As flores pequenas e amarelas, aparecem em longos cachos pendentes, entre as folhas. Esses cachos podem atingir 3 m de comprimento. Depois de florescer ela morre. Seus frutos ficam marrom ou pretos quando maduros.

É uma planta importante na Ásia tropical, pois da sua seiva é produzido um açúcar marrom, e da sua fermentação pode ser produzido vinagre, vinho e outras bebidas. Além disso eles também comem as folhas cruas, a parte central do tronco pode ser moída para produzir farinha para ser usada em bolos e outras massas. E suas fibras podem ser utilizadas para artesanato.

A arenga prefere temperaturas entre 22 e 28ºC, e não suporta frio abaixo de 15ºC. Ela cresce bem quando fica em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Mas consegue sobreviver em meia sombra.

Como cuidar da palmeira Arenga
Dicas para cuidar da palmeira Arenga

Deve ser plantada em vaso grande com furo no fundo, precisa ser bem drenável, pois deve ficar úmida mas nunca encharcada. Gosta da maioria dos solos (arenosos ou argiolosos), desde que seja profundo, rico em matéria orgânica e bem drenável. Suas raízes podem atingir 3 m de profundidade. Por isso é uma planta que prefere o jardim do que o vaso dentro de casa.

Pode ser propagada por sementes colhidas de frutos maduros. Essas sementes devem ser plantadas no substrato úmido e levam de um a três meses para germinar. Em alguns casos é possível propagar por brotos/rebentos de suas raízes, mas não é fácil.

Quantidade de água na rega da arenga

A rega deve ser feita regularmente de forma moderada, para que fique úmida, mas sem encharcar demais para não apodrecer sua raiz.

Quando está madura, aguenta curtos períodos de estiagem. Mas nunca muito tempo sem água!

Como no inverno o solo demora a secar, reduza bastante a rega. Sinta a umidade enfiando o dedo na terra.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com alguns sites na web, o fruto da arenga é tóxico para cachorros e gatos. Basta uma pequena quantidade para causar intoxicação, causando diarreia, salivação, perda de apetite, dor abdominal. Portanto evite que seu companheiro coma. Notando algo errado, leve-o imediatamente ao veterinário.

Dependendo do tipo de palmeira, um ou dois frutos pode ser fatal para seu companheiro. Tenha muito cuidado com esse tipo de planta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.