Como cuidar de lírio-da-paz

Tentando descobrir como cuidar de lírio-da-paz em vaso dentro de casa? O Spathiphyllum wallisii, conhecido como lírio-da-paz, é muito cultivado por suas bonitas flores, que possuem a espata branca parecida com uma bandeira branca, e por ser fácil de cuidar, não necessitando de tanta manutenção.

Como cuidar de lírio-da-paz

Como é uma planta tropical, ela não gosta de clima muito frio, mas gosta de solo úmido e condições de baixa luminosidade. Não necessitam de sol direto, deixe-a próxima à janela com sol indireto. Se ficarem muito longe do sol podem não florescer.

O lírio-da-paz gosta de solo caseiro bem drenado, podendo misturar solo de turfa com perlita e lascas de madeira. Adicionar um pouco de areia pode ajudar na drenagem do solo.

Se a planta não estiver prosperando, pode ser necessário o uso de fertilizante a cada dois meses, algumas revistas recomendam o fertilizante 20-20-20 (de orquídeas). Caso use fertilizante, lembre-se de trocar o solo depois de um ano, pois ocorre acúmulo de sal e outros produtos químicos que podem prejudicar a planta. Cuidado com fertilizantes fortes pois podem queimar a planta!

Como cuidar de lírio da paz
Como cuidar de lírio-da-paz, quantidade de luz e água

De vez em quando passe pano nas folhas para remover a poeira e mantê-las bonitas. Corte na base as flores mortas e folhas amareladas.

Quantidade de água para o lírio-da-paz

O solo ideal é aquele bem drenado que permaneça úmido, assim você garante que as raízes tenham água em abundância para suas folhas permanecerem verde e eretas, além de ajudar no crescimento das flores brancas. Mas não encharque senão você irá matar a planta, pois as raízes não vão conseguir respirar!

Se regar demais as folhas murcham e ficam marrons. Sempre verifique com o dedo a parte superior do solo. Notando que está seco pode regar completamente, até a água sair pelos furos do vaso. Não coloque prato, pois a água tem que sair da planta, se deixar o prato embaixo o solo nunca vai secar e irá encharcar.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de lírio-da-paz

Se o lírio-da-paz não estiver florescendo, pode ser causado por falta de luz, coloque em local mais iluminado. Se as folhas estiverem queimadas, ela está pegando sol demais, mova para lugar sem luz direta do sol.

Se as folhas verde escuras ficarem com as pontas e bordas marrom pode ser culpa do solo seco demais, deixe o solo úmido.

Se a planta cair repentinamente quando o solo estiver úmido, é excesso de água, melhore a drenagem do vaso e esvazie o pires, deixando o solo escorrer. Se cair quando o solo estiver seco, é falta de água, regue mais.

É tóxico para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais o lírio-da-paz possui o princípio tóxico oxalatos de cálcio que são tóxicos tanto para cachorros quanto para gatos. Eles causam irritação oral, inchaço da boca, língua e lábios, baba excessiva, vômitos e dificuldade para engolir, portanto não deixe perto do seu animal.

2 comentários em “Como cuidar de lírio-da-paz”

Os comentários estão encerrado.