Como cuidar de orégano em vaso?

Como cuidar de orégano em vaso para usar na comida? Sempre quis ter uma horta de temperos na cozinha mas fica com medo de estragar? Neste post daremos algumas dicas de como plantar orégano (Origanum vulgare), cultivar, podar, colher e regar este tempero para poder utilizar fresquinho nos pratos de comida que fizer.

Como cuidar de orégano em vaso

Para plantar e cultivar orégano dentro de casa o procedimento vai ser praticamente o mesmo que se fosse horta no jardim.

Ele gosta de calor e sol. A temperatura ideal é entre 18 e 21°C durante o dia e 13 e 16°C durante a noite. Mas é possível cultivar em temperaturas entre 4 e 32°C.

O orégano pode ser plantado a partir de mudas ou de semente. Quando tiver crescido você poderá propagá-lo com suas próprias mudas. Corte ramos de 15 cm de comprimento e remova folhas, deixando apenas seis folhas na extremidade. Coloque no copo com água para enraizar. Depois pode plantar.

Vaso e solo

Escolha um vaso com, pelo menos, 30 centímetros de diâmetro, que tenha ótima drenagem. Use solo fértil calcário, o pH tem que ficar entre 6 e 8. Pode usar partes iguais de terra, areia, esfagno e pedrinhas perlita.

Se plantar mudas coloque apenas a raiz na terra, senão o caule apodrece! Se plantar sementes, faça o processo na primavera. Dê um espaço de 20 centímetros entre um e outro, pois ele atinge de 20 a 80 cm de altura.

Deixe o vaso em local iluminado pois o orégano gosta do sol, de preferência de seis a oito horas de sol por dia. Pode usar fertilizante próprio e adubo solúvel a cada duas semanas (mas não é obrigatório). Atenção! Não use pesticida pois você irá comer este orégano!

Algumas pessoas plantam junto do tomate e pimenta, não tem problema, o orégano ainda vai ajudar a espantar pragas do tomate. Se cultivado corretamente ele vai durar de 4 a 5 anos.

Rega, poda e colheita do orégano

O solo deve ficar sempre levemente úmido, portanto verifique tocando o dedo na terra. A falta e o excesso de água prejudicam seu desenvolvimento.

Folhas secas e manchadas devem ser removidas para não atrapalharem no desenvolvimento.

Como cuidar de orégano em vaso?
Como cuidar de orégano em vaso?
Image by photosforyou from Pixabay

Você pode colher o orégano quando a haste estiver com, pelo menos, 10 cm de altura. A maioria das pessoas gostam de colher quando ela está com 20 cm, tirando 2/3 da haste de cima para baixo no comprimento. Assim ao cortar você ainda terá uma planta grande. É só cortar com a tesoura dando um espacinho entra as folhas. O corte regular estimula o crescimento do orégano.

Outra maneira rápida de colher as folhas frescas é passando os dedos pelo caule. Segure 2/3 do caule e passe os dedos fazendo movimentos de baixo para cima, as folhas sairão facilmente na sua mão. Depois é só cortar a parte do caule que ficou sem folhas.

A colheita deve ser feita logo antes das flores aparecerem, mas se você não souber o tempo certo não tem problema. Colha o que precisa, se for desidratar colha tudo de uma vez para aparar uma vez só, e coloque no desidratador. As flores podem ser usadas em saladas.

1 comentário em “Como cuidar de orégano em vaso?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.