Como cultivar salsa em vaso

Como cultivar salsa em vaso? A Petroselinum crispum é uma hortaliça muito usada no Brasil, conhecida como salsa ou salsinha. A salsa é uma hortaliça muito fácil de cultivar que pode progredir tanto em local com muita luz solar quanto em local com sombras parciais. Neste post explicamos o tipo de solo, quantidade de luz e água para cuidar da salsa dentro de casa. Será que ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cultivar salsa em vaso

Plante em vaso bem drenado e deixe o vaso em local com sol pleno ou meia-sombra, pode ser em uma janela bem iluminada. Prefere sol direto por seis a oito horas ao dia, gire o vaso a cada três ou quatro horas, para pegar sol por igual. Mas se onde você mora for muito quente, não deixe no sol direto! É necessário plantar sementes a cada duas ou três semanas, assim você nunca ficará sem salsa para colher.

Coloque a salsa em vaso de 20 cm de altura (a raiz é longa), bem drenado com furo no fundo, para não acumular água, senão a raiz apodrece. Nunca deixe o prato cheio de água em contato com a terra! Utilize mistura rica em matéria orgânica com areia (pode ser mistura de turfa e perlita), para melhorar a drenagem. Para ajudar na drenagem, uma dica é colocar pedras brita no fundo, por cima uma camada de areia e por cima da areia a mistura da terra.

Plante as sementes na terra fazendo filas com 1 cm de profundidade e 30 cm de distância. Cubra as sementes com um pouquinho de terra e regue bem com borrifador. Quando elas crescerem podem ficar a uns 15 cm de distância. As sementes podem demorar 6 semanas para germinar.

Como cultivar salsa em vaso
Dicas para cultivar salsa em vaso

Você poderá colher quando a salsa estiver com 15 a 20 cm de altura (uns 60 dias). Corte o caule na base, de preferência na interseção da folha e do ramo, isso ajuda no recrescimento. Sempre faça colheita de fora para dentro, e nunca retire mais do que 1/3 da planta. Lembrando que se florescer, as ervas ficarão menos saborosas.

Sempre remova as folhas amarelas e caules velhos cortando elas, para não prejudicarem o restante da planta.

Quantidade de água na rega da salsa

A rega precisa ser feita regularmente pois a salsa precisa de muita água durante o tempo seco. A terra precisa ficar úmida ao toque, mas nunca encharcada.

Também poderá necessário utilizar fertilizante de algas marinhas de 15 em 15 dias para estimular o crescimento. Uma boa opção é o bokashi, adubo de origem japonesa.

A salsa gosta de umidade, por isso sobrevive bem na cozinha, se na sua janela pegar sol. A umidade da cozinha é boa pois tem o vapor do cozimento dos alimentos, e do uso de água corrente na pia. Se onde você mora for pouco úmido, poderá ser necessário borrifar água nas plantas de tempos em tempos.

Se as folhas começarem a secar e quebrar, você vai ter que aumentar a umidade do ar. Uma dica para isso é colocar o vaso em cima de um tabuleiro cheiro de pedrinhas com água, mas não deixando a terra encostar na água. A água vai evaporar e umidificar o ar em volta da salsa.

A salsa é tóxica para cachorros e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a salsa é sim tóxica para cães e gatos, ela possui o princípio tóxico furanocumarina, que pode causar fotossensibilização (dermatite, queimadura solar). Apesar disso, são necessárias grandes quantidades para causar o efeito.

Gostou das dicas sobre cultivo da salsa? Está pensando em fazer um hortinha de ervas? Confira os posts sobre como cuidar de manjericão, endro, tomilho, hortelã, cebolinha.